quinta-feira, 6 de maio de 2021

CHIKUNGUNYA MACAÚBAS: POPULAÇÃO DA COMUNIDADE DO AÇUDE PEDE SOCORRO DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE PESSOAS CONTAMINADAS



Recebemos um ZAP de uma morada da comunidade do Açude pedindo ajuda do nosso Blog e estamos publicando.

Sou leitora do Blog e envio essa mensagem pedindo ajuda, espero que essa mensagem chegue ao Prefeito do município de Macaúbas para que ele lembre-se de nós que estamos abandonados.

Sou moradora da comunidade do Açude no município de Macaúbas, Estado da Bahia. Nossa comunidade está passando por calamidade pública por chikungunya, a secretaria de saúde está muito voltada ao COVID-19 e se esquecem das outras doenças infectocontagiosas igualmente importante que provocam muitas dores e mortes também.

Queria ressaltar o papel do poder público, com a falta de uma ação mais integrada, sobretudo aquelas voltadas a informação para com a população a partir de dados oficiais, a secretaria precisa orientar melhor a população para que de fato ela saiba o seu papel nesse processo e possa fazer sua parte na batalha contra o vírus; pois, não será possível controlar ou impedir uma epidemia apenas por ações do poder público, é preciso envolver a sociedade, sendo assim notificando os casos ativos de chikungunya na comunidade do açude, que é alarmante.

O estado por sua vez deveria também investir em propaganda nas ações de educação e saúde que trariam resultado positivo, dito isso, a falta de educação e conhecimento faz com que a população permita a proliferação do vetor, Aedes aegypti, pela carência de conhecimento.

Podemos citar a estratégia das equipes no controle do vetor, tais como agentes de saúde e demais membros da saúde, na medida em que uma ação deles fariam com que estivéssemos provavelmente uma incidência menor desses casos aliados a essas medidas de controle a melhoria.

Mais uma vez outros mecanismos, por exemplo em taxar pessoas que tenham terrenos baldios, seria mais uma estratégia positiva, dando também o poder da polícia para os agentes de saúde, para que eles possam adentrar a uma residência sem uma ordem judicial além das informações, É claro.

Envolvendo como um todo. Precisamos de cidadania, mudança de conceito, e principalmente ATITUDE POLÍTICA. 

A comunidade do Açude, está sem representante político.


Um comentário:

  1. E depois dad denucias mandaram o fumace e passar em umas ruas e em outras nao. Na minha mesmo falaram q passaria no dia seguinte e ja tem dois dias e ninguem apareceu.

    ResponderExcluir